domingo, 20 de janeiro de 2013

Significado das tatuagens tribais


Desde os primórdios da humanidade, as tatuagens são feitas em ambos os sexos, como uma maneira de se expressar.
Hoje em dia, boa parte das tatuagens é feita motivada pela expressão de liberdade pessoal e pela singularidade. Também existem aqueles que tatuam algo no seu corpo para se lembrar de alguma coisa marcante que aconteceu em sua vida. Outros se tatuam apenas para demonstrar seu amor por um ídolo ou pela pessoa amada.
De fato, a grande maioria das tatuagens tem a ver com as tradições que uma pessoa leva consigo: membro ou não membro de um grupo, expressão religiosa, convicções espirituais e até crenças mágicas.
Independente da razão pode-se dizer que a tatuagem é um símbolo. O que é um símbolo? Podemos definir um símbolo como “uma imagem que conta uma historia sem dizer sequer uma palavra”. Os símbolos tatuados no corpo são conhecidos para definir as paixões, as crenças e a identidade da pessoa.
Antes de sair tatuando alguma coisa no corpo que talvez fira suas crenças, talvez se pergunte de onde ela surgiu e qual é o seu significado.
Significado das tatuagens tribais
A tatuagem tribal tem história milenar. Ela foi utilizada em várias épocas e em diferentes tribos e civilizações. Em 1991, uma múmia de mais de 5.000 anos foi encontrada com 57 tatuagens tribais espalhadas pelo corpo nos Alpes austríaco/italiano.
Um pouco antes, em 1981, os restos da múmia sacerdotisa egípcia Amunet foi encontrado com tatuagens nas pernas, nos braços e embaixo do umbigo. Estima-se que ela tenha vivido entre 2160-1994 antes de Cristo.
Estes são apenas dois exemplos de diferentes continentes, em épocas um pouco distantes, onde a tatuagem tribal obviamente existiu. Porém, a tatuagem em si, deve ter nascido junto a arte rupestre, naquela época em que os homens desenhavam nas cavernas.
As civilizações: Maori, Hawaii, Borneo, Celtas, Haida e Timucua  são algumas das civilizações antigas que, ao longo do tempo, fizeram uso das tatuagens tribais. Já que tantas fizeram o uso desse tipo de tatuagem, fica difícil de chegar a somente um significado para as tatuagens tribais.
Na maioria dessas tribos, as tatuagens indicavam a posição social da pessoa. É como se fossem generais que fossem ganhando determinadas patentes por seus atos de bravura e de força. Também indicavam a riqueza, direitos familiares e o papel daquela pessoa na sociedade que viviam.
Alguns desenhos eram simples, como algumas linhas ou círculos em determinados padrões, enquanto outros eram altamente formidáveis e muito bem elaborados.
As tatuagens tribais também indicavam soberania de um homem contra o outro em uma luta. Se o oponente tivesse traços que estivessem mal feitos, que os seus, provavelmente o oponente se sentiria retraído e acuado.
Algumas tatuagens tribais eram feitas como forma de espantar mal olhado e má sorte.
Hoje você não precisa de tatuagens tribais para se mostrar superior a ninguém. Porém as tatuagens tribais tem nelas um apelo simples: causam impacto a quem vê, quem faz gosta da maneira como é encarado e reforça um sentimento positivo sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário